Me emocionei ao ler o livro da Paola Carosella, “Todas as Sextas”. A forma como ela conta a história da vida dela é maravilhosa, profunda. O trecho a seguir, particularmente, mexeu muito comigo:
“Transitar por sucessos e fracassos com coerência. Lapidar o ego, transformando-o em amor. Amor pelo que somos. Definir… encontrar a própria definição das palavras sucesso e fracasso (…). Isso leva tempo. Isso se constrói com experiências, se constrói com coragem.” Fl. 61
Tudo o que ela diz aí, eu busco no meu dia a dia. Lapidar o ego, transformá-lo em amor, encontrar definições próprias… e isso realmente exige tempo, experiência, coragem!
Bem, mas comecei a falar do livro por que veio daí a inspiração para o Ajo Blanco.
Ajo Blanco é uma sopa fria de amêndoas, típica da culinária espanhola. No livro, a Paola sugere servir a sopa mais consistente e acompanhada de uvas, pão e jámon ibérico. Vi algumas outras receitas que sugerem servir a sopa mais líquida, com pão ou torradas. Eu resolvi fazer a minha Ajo Blanco como a Paola, mais consistente, mas acompanhada de Chips de Batata Doce e Pêra.
Essa combinação ficou DELICIOSA. Amei comer o chips, com um pedaço de pêra e um pouco de ajo blanco em cima. Virou um canapé divino! E reparem que a refeição é composta apenas por ingredientes naturais e integrais: amêndoas, batata doce, pêra… É uma refeição super alcalina e, portanto, bastante saudável. Aqui em casa, com o que sobrou, fiz outra refeição deliciosa: Shitake e Palmito ao Ajo Blanco.
Antes de irmos à receita, mais uma frase da Paola pra nos inspirar na cozinha:
“Por último, preste atenção, conecte-se, ‘esteja estando’, faça o que estiver fazendo. A cozinha é a arte da conexão. Ela nos conecta com o ingrediente, com as pessoas por trás dele, com as pessoas com as quais cozinhamos, com quem nos ajuda, com o colega, com quem comerá a nossa comida, com o calor do Sol e o calor do fogo (…). Cozinhar é a arte de se conectar com o entorno, de oferecer, de agradecer e de ser generoso.” Fl. 67
- 2 xícaras de amêndoas com pele
- 1 ½ colheres de chá de sal
- ¾ de xícara de azeite de oliva extravirgem
- Suco de ½ limão
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 1 dente de alho
- ¾ de xícara de água
- Deixe as amêndoas de molho em água filtrada, por no mínimo 12h (para a pele das amêndoas ficar macia).
- Peneire as amêndoas, descartando a água.
- Descasque todas as amêndoas.
- Coloque as amêndoas descascadas e o restante dos ingredientes no liquidificador.
- Bata até formar um purê cremoso.
- Guarde na geladeira até a hora de servir.
Sirva a Ajo Blanco gelada com os Chips de Batata Doce e a Pêra, também gelada.
Essa receita de Ajo Blanco rende bastante e você pode guardar o resto na geladeira, por 3 a 5 dias. Se perceber que não consumirá tudo neste período, faça meia receita.
Apesar de a pele das amêndoas estar macia, precisei da ajuda de uma faca para descascá-las. Dá um certo trabalho, mas vale MUITO a pena!
Com amor, Karine.
SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar
SalvarSalvar
SalvarSalvar
SalvarSalvar
SalvarSalvar
SalvarSalvar