Eu adoro o Claude Troisgros! Acho ele muito engraçado… aí, além de aprender várias técnicas culinárias e receitas assistindo o programa dele, ainda dou muitas risadas! Haha
Em um dos episódios do Que Marravilha!, programa que ele apresenta no canal GNT, ele ensinou a fazer um babaganoush de jiló! Eu amo babaganoush e amo jiló. Sou de Goiânia e jiló é algo bem apreciado por lá… já cansei de ir a barzinhos e pedir como petisco saladinha de jiló. O jiló refogado da minha vó era muito maravilhoso. E o arroz com jiló da minha mãe é divino, uma das minhas comidas afetivas preferidas, um dia posto a receita aqui!
Muito amor envolvido, resolvi reproduzir a receita do Claude. É claro que amei, né?!
Minha dica é: tome cuidado com o sal! Como o jiló deve suar em salmora, há o risco de o babaganoush ficar salgado. Então, enxague bem pra tirar o excesso de sal e só adicione sal extra depois de provar a pasta pronta e constatar a necessidade!
Ah, fiz algumas (pequenas) alterações na receita original. Não por achar que deveria mexer na receita do chef maravilhoso, claro. Mas simplesmente por causa das minhas limitações: resolvi agir de acordo com a minha experiência, ou a falta de, kkk, e com o que tinha na cozinha. Então, reproduzo aqui a minha versão da receita!
Utilizei esse tahine, preparado com muuuuito gergelim, amor e carinho! E você pode servir o babaganoush com esses crackers integrais e sem glúten e umas cenouras cortadas em tiras, lanchinho ou jantar perfeitos! S2
- 8 jilós
- Sal
- 4 colheres de sopa de azeite extra-virgem
- 1 dente de alho picado
- ½ pimenta dedo de moça picada
- 2 colheres de sopa de tahine
- 1 colher de sopa de mel
- 4 colheres de sopa de água
- Suco de 2 limões
- Fatie os jilós em rodelas.
- Salgue bem e deixe suar por 10 minutos.
- Lave com água, para retirar o excesso de sal.
- Em uma frigideira, caramelize os jilós, a pimenta dedo de moça e o alho em 1 colher de azeite bem quente.
- Junte o tahine, a água e o mel, misturando bem.
- Desligue o fogo e deixe esfriar.
- Bata a mistura no processador de alimentos.
- Verifique os temperos.
- Finalize com mais azeite e voilà!
Merci pela inspiração, Claude. 🙂
SalvarSalvar
SalvarSalvar
SalvarSalvar
SalvarSalvar
SalvarSalvar
SalvarSalvarSalvarSalvar