Postei aqui sobre a possível alergia do Otto à proteína do leite de vaca. À época do post, a minha restrição alimentar estava mais ampla: evitando uma série de alimentos potencialmente alergênicos, inclusive glúten e castanhas.
Hoje, voltei a restringir apenas o leite e derivados. Por dois motivos:
Primeiro, por que com aquela restrição toda estava muito difícil conseguir comer na rua e, como estou amamentando, sinto muita fome. Preparar marmita pra levar, além de todos os cuidados que o Otto requer (não temos babá, não temos empregada e nem família por perto), não rolou. Na verdade, sair pra comer tem sido um programa bem gostoso no puerpério. E acredito que leveza na rotina da mamãe também ajuda a curar alergia do bebê, haha.
O segundo motivo foi que dos 3 exames de fezes que fazemos para monitorar o processo alérgico, 2 deram normais e só 1 continua levemente alterado (na primeira vez que fizemos, os 3 deram alterados). O que nos indica que o processo alérgico está em processo de cura, viva!
Então decidimos seguir só com a restrição do leite e derivados (que, segundo a pediatra do Otto, é o principal suspeito de estar causando a alergia). Com essa restrição já estou convivendo muito bem…
Às vezes, passo perrengue, vou a lugares e não consigo comer nada. NADA! Às vezes me dá muita vontade de comer algo que tenha leite/derivados… Mas tudo bem, tá sendo uma oportunidade para praticar o desapego. Oportunidade também para fazer um detox, me livrando das toxinas presentes no leite/derivados.
Além, uma oportunidade de refletir sobre o consumo alimentar da nossa sociedade: precisa colocar leite/derivados em tudo, gente? Temos tantas opções na natureza: leite de coco, leite de avelã, manteiga de amendoim, manteiga de gergelim e taaaaaantas outras!
Mas, de todo modo, mesmo tendo voltado a comer castanhas e trigo, tenho tentado alternar ainda mais os alimentos. A receita de hoje tem a ver com isso… uma barrinha de cereal nut free, sem glúten e deliciosa, pra salvar a mamãe que amamenta e vive com fome!
- 2 xícaras de aveia em flocos finos
- ¼ de xícara de açúcar mascavo
- ¼ de xícara de melado de cana
- ½ xícara de coco ralado grosso
- ¼ xícara de gergelim
- ¼ xícara de semente de girassol
- 2 bananas amassadas
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 pitada de sal
- Pré-aqueça o forno a 180.
- Unte uma forma quadrada com óleo de coco.
- Misture todos os ingredientes numa tigela até formar uma massa homogênea.
- Despeje a massa na forma untada, alisando com uma colher.
- Asse por 30 minutos.
- Ainda quente, marque o tamanho das barrinhas.
- Espere esfriar.
- Corte as barrinhas.
- Rende 12 barrinhas.
Com carinho,
Karine.