Falafel, ou bolinho dos deuses árabes, é um bolinho frito (ou assado) de grão de bico moído. Na receita, são utilizados muitos condimentos e ervas frescas, além de tahine e azeite.
A primeira vez que comi um falafel divino foi em um restaurante macrobiótico. Eu estava lá fazendo um curso de culinária muito maravilhoso: me ensinaram a receita de todos os pratos macrobióticos que seriam servidos no almoço daquele dia. Almoço pronto para ser servido, as cozinheiras me convidaram para provar o falafel que elas tinham preparado pro lanche delas do dia anterior. Nossa, tava muito bom. Muito!
Fiquei tão apaixonada pelo bolinho que anotei sua receita também! Na receita delas, o grão de bico foi moído no moinho. Mundo macrobiótico e perfeito… Como no meu mundo imperfeito não existe um moinho, usei um processador. A boa notícia é que funciona!
Percebi que é essencial utilizar uma boa quantidade de ervas frescas, pra garantir o frescor do bolinho. As especiarias também são essenciais, acabei adicionando algumas à receita das cozinheiras macrobióticas, e o tahine caseiro também dá o toque especialíssimo ao falafel.
A grande verdade é que a qualidade dos ingredientes é o segredo do sabor das receitas! Às vezes vou à feira e compro cenouras orgânicas perfeitas, ainda com ramas, tão laranjas que parecem pintadas! Daí, tenho certeza que a salada ou a sopa que vou preparar com elas ficarão deliciosas. Talvez muito diferentes das preparadas com cenouras compradas nas grandes redes de supermercado… desbotadas, vez que cultivadas com veneno e sem amor!
Então, prepare seu tahine antes de preparar essa receita maravilhosa de falafel!
- 3 xícaras de grão de bico demolhado
- 5 colheres de sopa de azeite
- 4 colheres de sopa de tahine
- 1/2 maço de salsinha picada
- 1/2 maço de coentro picado
- 1 cebola roxa picada
- 2 dentes de alho picados
- Suco de 2 limões
- 1 colher de sopa de cominho em grão
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1/3 colher de chá de cravo em pó
- 1 colher de chá de pimenta caiena em pó
- 2 colheres de chá de sal marinho
- Deixe o grão de bico de molho em 3 xícaras de água potável por 8 horas.
- Escorra bem a água e descarte-a.
- Processe o grão de bico demolhado, já seco, com os demais ingredientes, até obter a textura de pasta.
- Prove a massa e adicione o que estiver faltando, principalmente o sal.
- Modele os bolinhos com o auxílio de duas colheres.
- Frite em óleo bem quente ou asse.
Os bolinhos podem ser fritos, como os da foto, ou assados. Já fiz das duas maneiras e ambas ficam ótimas.
Ah, essa receita rendeu 50 bolinhos. Se você não for consumir todos de uma vez, congele os que sobrar: coloque os bolinhos já modelados no congelador espalhados em uma forma ou tabuleiro, por 15 minutos. Depois, pode juntá-los em uma vasilha com tampa.
Maravilha chegar em casa tarde do trabalho e ter falafel congelado, hein? Só colocar pra assar enquanto toma banho, depois preparar uma salada pra acompanhar e pronto: felicidade define!
Com carinho, Karine.
SalvarSalvar
SalvarSalvar