Eu não tinha o costume de comer manteiga de amendoim, até passar uma temporada na Austrália. Lá eles costumam comer no café da manhã! Na casa onde morei, sempre tinha manteiga de amendoim industrializada. Ela era gostosa, mas nada comparado a essa manteiga de amendoim caseira que comecei a fazer!
As versões industrializadas costumam ter algum tipo de adoçante ou sal, além de, muitas vezes, conter algum tipo de óleo vegetal e conservantes adicionados e esses aditivos acabam prejudicando o sabor e a qualidade da manteiga.
Nessa versão caseira, só vai amendoim. E, por isso, o gosto fica incrível: sabor natural de amendoim, puro, como tem que ser. Além de muito mais saborosa, ela é mais saudável: xô, aditivos!
Ah, e não preciso nem falar que essa versão caseira é bem mais barata que a industrializada, né? É mais gostosa, mais saudável, mais barata… Você precisa de mais motivos para fazer?
Ok, aqui vai mais um: a manteiga de amendoim é um super coringa na cozinha, complementa o café da manhã, o almoço, o lanche, o jantar… Então é sempre bom ter manteiga de amendoim pronta pra ser usada. Eu sempre tenho!
Então, vamos à receita. Ah, lembre-se de utilizar o liquidificador/processador mais potente que tiver para agilizar o processo. 🙂
- 2 xícaras de amendoim torrado e sem casca
- Pré-aqueça o forno a 180°.
- Leve o amendoim ao forno por 5 min (o amendoim já está torrado, esse aquecimento é apenas para que o amendoim se transforme em manteiga com mais facilidade).
- Em um processador, processe todo o amendoim até virar uma manteiga cremosa e homogênea.
- Transfira para um pote de vidro esterilizado com tampa.
Compro o amendoim já torrado, sem pele e sem sal. Caso você compre o amendoim cru e com pele, precisará torrá-lo e depois descascá-lo antes de seguir os passos do preparo.
O meu processador tem 1500W e processou o amendoim com facilidade. Caso o seu processador seja menos potente, tenha paciência e vá mexendo a mistura com a ajuda de uma colher, de tempos em tempos, para ajudar no processo.
A manteiga pode ser armazenada fora da geladeira e dura até 3 semanas. Também dá pra fazer manteiga de gergelim, o famoso tahine em casa. A receita aqui do blog é macrobiótica e perfeita! 🙂
Com carinho, Karine.
SalvarSalvar
SalvarSalvarSalvarSalvar
SalvarSalvar