Fraldas de Pano Modernas (post 2 de 3)

Nesse post, falei sobre minha decisão de usar fraldas de pano modernas e como gostei de ter feito essa escolha. Comecei a usar as fraldas quando Otto tinha 3 semanas, hoje ele está com mais de 10 meses. Pelas minhas contas, já deixamos de jogar aproximadamente 1.800 fraldas descartáveis no lixo! Legal, né? S2

Agora vou descrever nossa rotina de cuidados com as fraldas pra ajudar quem quer começar a usar. Você vai ver que é muito fácil e possível!

Como já disse aqui, temos 15 fraldas: 14 normais e 1 noturna. Como lavamos as fraldas todos os dias, essa quantidade é suficiente. Caso você queira lavar dia sim dia não precisará de uma quantidade maior. 

As fraldas novas devem ser lavadas 3 vezes, sem sabão, pra que o tecido comece a absorver bem.

Após essas lavagens iniciais estão prontas pra uso!

Os cuidados com a lavagem das fraldas mudam após a introdução alimentar. Neste post, vou contar como cuidei delas até os 6 meses do Otto, durante o período de amamentação exclusiva. Depois faço outro post sobre os cuidados com as fraldas quando o bebê já está comendo!

Ao tirar a fralda do Otto, tenha só xixi ou tenha xixi e cocô, tiro os absorventes de dentro da capa e guardo, absorventes e capas, dentro dos saquinhos vendidos pelos mesmos fabricantes para armazenar as fraldas sujas. Eles são dos mesmos materiais das capas das fraldas e portanto impermeáveis, são ótimos e servem como meu cesto de fralda suja! 

Então, pela manhã, tiro a fralda que Otto dormiu, tiro os absorventes de dentro da capa, e coloco dentro da máquina junto com todas as fraldas do dia anterior que estão dentro dos saquinhos próprios para armazenar fraldas sujas. Os saquinhos também vão para a máquina pra serem lavados.

Esses saquinhos são maravilhosos tanto para servirem como cesto de fralda suja em casa como para serem usados na rua. Quando trocamos na rua, faço a mesma coisa: guardo as fraldas sujas no saquinho impermeável, o que me permite guardá-las na mochila sem problemas! 

É assim mesmo, as fraldas vão direto pra máquina. Não precisa tirar o cocô antes, não precisa (e não pode!) deixar de molho, não precisa esfregar! Programo um ciclo longo, de aproximadamente 2h, com água fria e pré-lavagem (minha máquina é uma lava e seca da LG). A quantidade de sabão DEVE SER bem pequena: 1 colher de sopa para 10kgs de fraldas. Então, pra quantidade de fraldas dessas lavagens diárias, coloco mais ou menos 1 colher de chá de sabão. Depois, estendo as fraldas ao sol. Percebi que o sol é MUITO IMPORTANTE para finalizar os cuidados: tira manchas e esteriliza!

Nos dias muito frios e chuvosos, seco os absorventes na secadora. As capas não podem ser expostas a altas temperaturas, mas sempre secam rapidinho, mesmo nesses dias. O sol realmente faz falta… mas aqui em São Paulo, mesmo quando temos muitos dias chuvosos seguidos, o astro rei não demora a voltar com força total. Amém! 😉

Por fim, vale frisar algumas regras básicas: os tecidos das fraldas não podem ser deixados de molho, não podem entrar em contato com muito sabão, e as capas não podem ser expostas a altas temperaturas. 

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida que tenham, escrevam. Vamos juntos!

Com amor, 

Karine Rocha.